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Atividade Física

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        Emagrecer: Correr ou Caminhar? 


 Se seu objetivo é reduzir entre 2 e 30 quilos pelos próximos 90 dias e já está desanimando
antes de começar, devido as inúmeras vezes que tentou e nunca conseguiu, por desistir no
meio do caminho, por não aguentar ficar passando fome ou por seguir essas dietas da moda
que em verdade, servem para emagrecer seu bolso. Sem falar naqueles programas de 
exercícios que nem um atleta olímpico consegue executar, tenha calma e leia o artigo até o
final.
    Bom, meu amigo e minha amiga, sinto dizer que, se todas as vezes que você tentou
emagrecer não deu certo, foi por sua própria culpa. Sim e isso é muito normal, afinal de contas,
estamos sendo bombardeados diariamente por milhares de propagandas prometendo
milagres em nossas vidas e o Emagrecimento rápido é um desses “milagres”. 
    Mas, resumidamente, vou tentar te explicar que o ato de emagrecer é muito simples quando
alguém se propõe a te explicar como funciona (desde que o sujeito que explica também saiba).
    Em outro artigo que escrevi anteriormente, eu dizia que o alimento não é o culpado por
você engordar ou emagrecer, ele é seu amigo, ele está aí para te ajudar no processo de
emagrecimento, é um coadjuvante indispensável. Afinal de contas, “saco vazio não para em pé”
lembram desse ditado né? O alimento tem a função de nutrir nosso organismo de modo que a
energia gerada seja utilizada durante o dia através de movimentos, ações que necessitem de
força, e muito mais ainda pelas ações do nosso sistema nervoso central que consome
praticamente três quartos de tudo que é convertido em energia, pois é, você não sabia disso também?
Pois é se você ficar sem comer você engorda. Nosso SNC (Sistema Nervoso Central) pede comida e se não vier, ele
busca de outros lugares, o principal deles a sua musculatura. Quando retiramos energia dos
músculos drenamos a capacidade de queimar gordura em repouso, seu peso na balança cai,
mas a gordura fica.
    Acredito que você já entendeu meu amigo e minha amiga que para emagrecer, passar fome
é uma opção nada inteligente. Vamos, portanto falar de quem realmente é o ator
principal no processo de emagrecimento saudável: o Exercício Físico.
    Não quero me estender muito apesar de, esse assunto ser uma de minhas paixões e poderia
escrever e escrever muito sobre o tema. Vamos nos ater ao treinamento aeróbico o qual
considero mais eficiente e acessível para quem deseja emagrecer, nessa modalidade está a
caminhada, a corrida, a natação, a bicicleta, a maioria das danças, subir e descer escada, mas
nada disso funciona quando não sabemos o quanto devemos fazer e, qual a intensidade
desejada para priorizar a utilização da gordura como fonte geradora de energia.
    Parte da resposta já foi dada, correr ou caminhar... depende! Após você passar por uma avaliação clínica
com um professor que, atue com base na sua clínica, o correr ou andar passa a ser um detalhe
pois, o que determina o sucesso do programa de emagrecimento é qual a frequência cardíaca
mais adequada e, que irá priorizar a queima da gordura excedente. Geralmente o que vemos
por aí como regra geral é o mantra “quanto mais calorias você queimar mais magro você vai
ficar”. Isso é falso. Outro detalhe, se você, após ser avaliado está ciente de que seu condicionamento
está ruim e, existe um excesso de peso pressionando articulações, se seu coração
já está trabalhando em alta frequência mesmo em repouso, obviamente que não é
nada inteligente sair correndo por aí como se não houvesse amanhã. Então com base nessa
informação caminhar desde que dentro da zona de treinamento causará ótimos resultados
para o seu emagrecimento.
Gostou da dica? Agradeço por ter lido até o final.



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